- Dicas para o ENEM e concursos
- Apostilas
- Concursos
- Economize em suas ligações
- Tudo sobre o ENEM
- Prova sobre corpo humano
- prova sobre água e solo
- Provas de citologia
- Exercícios de Evolução
- Exercícios de Citologia
- Noções de quimica
- Ecologia
- L.D.B
- Sistema de Renda Extra
- Galeria de fotos
- Exercicios de Ecologia
- Redação do Enem
Diferenças Enem e outros vetibulares
Diferenças do Enem com relação a outros vetibulares
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é diferente de outros vestibulares na medida em que procura avaliar habilidades, e não exatamente o conteúdo. Para descobrir quais são os grandes aspectos que diferenciam o exame das outras provas, a Universia Brasil conversou com um dos profissionais que ajudam a elaborar questões para o Enem. Confira quais são as 3 principais diferenças:
1 - Avaliar habilidades
Segundo o professor Tadeu da Ponte, "o Enem tem uma matriz de habilidades que especifica sobre o que deve ser avaliado em cada questão. O vestibular, no geral, tem uma programação de conteúdos que define o que os estudantes do Ensino Médio devem estudar para aquela prova. O Enem avalia uma habilidade por questão, e isso é algo que os vestibulares não fazem."
2 - Contexto
As questões do Enem devem estar devidamente contextualizadas para que o aluno possa mobilizar o conhecimento. “O aluno não deve simplesmente reproduzir o seu conhecimento, ele deve mobilizá-lo de alguma forma”, declarou o professor. Por esse motivo, o profissional recomenda a leitura minuciosa do enunciado das questões, de forma a entender exatamente o que está sendo proposto.
3 - Situação-problema
A contextualização deve definir claramente um problema a ser resolvido pelo candidato. O Enem espera que o aluno saiba mobilizar os seus conhecimentos para resolver uma situação, por exemplo, descobrir a solução para um experimento químico. "O Enem apresenta a avaliação de uma habilidade dentro de um contexto proposto com uma situação-problema bastante clara", resumiu o professor quanto às diferenças entre o exame e os demais vestibulares. Fonte: Beatriz Garcea - Universia Brasil