- Dicas para o ENEM e concursos
- Apostilas
- Concursos
- Economize em suas ligações
- Tudo sobre o ENEM
- Prova sobre corpo humano
- prova sobre água e solo
- Provas de citologia
- Exercícios de Evolução
- Exercícios de Citologia
- Noções de quimica
- Ecologia
- L.D.B
- Sistema de Renda Extra
- Galeria de fotos
- Exercicios de Ecologia
- Redação do Enem
Redação do Enem
A nota final da redação do Enem!
No Enem, cada uma das redações são avaliadas por dois corretores entre os mais de 4 mil contratados para isso. Os avaliadores têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências abaixo:
1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.
A nota final da redação do Enem é a média aritmética da pontuação total dada pelos dois corretores, exceto em casos em que há discrepância entre as duas notas.
Se em uma ou mais competências a diferença entre as notas dos dois avaliadores for maior que 80 pontos, um terceiro corretor dá a nota daquela competência. Esse terceiro avaliador também é acionado se a diferença da soma total das cinco competências for superior a 100 pontos. Nesse último caso, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem.
Se o terceiro corretor não chegar a um acordo com os outros dois avaliadores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, presidida por um doutor. Essa banca também é acionada para examinar as redações com nota máxima (1.000).
O Edital do Enem prevê cinco situações em que a redação do participante pode ser zerada ou anulada. São elas:
1) Não atender a proposta solicitada ou não escrever um texto dissertativo-argumentativo;
2) Sem texto escrito na Folha de Redação;
3) Redação com até 7 linhas;
4) Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões;
5) Redação com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação.
Desde o Enem 2012 o MEC disponibiliza o espelho da correção das redações. No entanto, o participante ainda não pode solicitar revisão da nota. Vale lembrar que a maioria das universidades também não aceita revisão da nota das redações em seus vestibulares. Apesar das reclamações, o critério de correção das redações do Enem é mais rigoroso do que qualquer vestibular do Brasil.
Saiba quais temas já foram propostos na redação do Enem desde 2009
2009
A redação de 2009 tratou do comportamento humano e trouxe o tema “O indivíduo frente à ética nacional”. Aos candidatos, sugeriu-se apresentar uma proposta de ação social sobre o assunto. A questão foi acompanhada de dois textos de apoio: um que falava sobre o comportamento do brasileiro na atualidade, e outro sobre corrupção. Havia também uma tira de Millôr Fernandes que critica a dificuldade de encontrar pessoas honestas.
2010
Neste ano, o tema da redação foi “O Trabalho na Construção da Dignidade Humana”. Desta vez, a exigência foi de que os estudantes apresentassem também uma proposta de ação social, mas houve também a possibilidade de fazer a redação falando sobre uma experiência própria que se encaixasse no assunto.
O Exame trouxe dois textos de apoio: um sobre trabalho escravo, remetendo à assinatura da Leu Áurea em 13 de maio de 1888, outro sobre o futuro cenário do mercado de trabalho e importantes fatores que o constituem, como a busca por qualidade de vida, o perfil dos profissionais, a globalização e a preocupação com o meio ambiente.
2011
O tema “Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado” convidou os candidatos do Enem a apresentar uma proposta de conscientização social para problemas da atualidade que envolvem a a vida em rede, internet, liberdade de expressão e privacidade.
Os textos de apoio tratavam sobre o acesso à rede como um direito fundamental do ser humano, de acordo com declaração da Organização das Nações Unidas (ONU), a mudança de comportamento da sociedade à medida que a internet se populariza, trazendo a informação de que, por exemplo, brasileiros passam cerca de 20% do seu tempo on-line, utilizando as redes sociais, e acrescentando ainda as consequências – boas ou ruins – o constante acesso a estas ferramentas pode acarretar. Os estudantes puderam ler, também, uma tira de André Dahmer que faz sátira à grande quantidade de câmeras de segurança que monitoram todos os nossos passos atualmente.
2012
Na redação da última edição do Enem os candidatos escreveram baseados no tema “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”, tendo que apresentar uma proposta de intervenção para a problemática proposta.
Desta vez, a prova trouxe três trechos de textos para apoiar a argumentação dos estudantes. Eles tratavam da imigração para o Brasil desde os séculos XIX e XX, quando as lavouras de café e a indústria paulista atraíram muitos europeus ao país, do fluxo de trabalhadores da Bolívia em busca de oportunidades de trabalho pela América Latina, e também dos imigrantes haitianos que têm entrado no Brasil ilegalmente após o terremoto que atingiu o país da América Central em janeiro de 2011.