- Dicas para o ENEM e concursos
- Apostilas
- Concursos
- Economize em suas ligações
- Tudo sobre o ENEM
- Prova sobre corpo humano
- prova sobre água e solo
- Provas de citologia
- Exercícios de Evolução
- Exercícios de Citologia
- Noções de quimica
- Ecologia
- L.D.B
- Sistema de Renda Extra
- Galeria de fotos
- Exercicios de Ecologia
- Redação do Enem
Ecologia
Ecologia
A Ecologia é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive.
O cientista alemão Ernst Haeckel usou pela primeira vez este termo em 1869 para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.
O meio ambiente afeta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução, mas também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento, através do metabolismo. Por essa razão, o meio ambiente e a sua qualidade determinam o número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo habitat. Por outro lado, os seres vivos também alteram permanentemente o meio ambiente em que vivem. O exemplo mais dramático de alteração do meio ambiente por organismos é a construção dos recifes de coral por minúsculos invertebrados, os pólipos coralinos.
As relações entre os diversos seres vivos existentes num ecossistema também influencia na distribuição e abundância deles próprios. Como exemplo, incluem-se a competição pelo espaço, pelo alimento ou por parceiros para a reprodução, a predação de organismos por outros, a simbiose entre diferentes espécies que cooperam para a sua mútua sobrevivência, o comensalismo, o parasitismo e outras.
A maior compreensão dos conceitos ecológicos e da verificação das alterações de vários ecossistemas pelo homem levou ao conceito da Ecologia Humana que estuda as relações entre o homem e a biosfera, principalmente do ponto de vista da manutenção da sua saúde, não só física, mas também social. Com o passar do tempo surgiram também os conceitos de conservação que se impuseram na atuação dos governos, quer através das ações de regulamentação do uso do ambiente natural e das suas espécies, quer através de várias organizações ambientalistas que promovem a disseminação do conhecimento sobre estas interações entre o homem e a biosfera.
Conceitos básicos em ecologia
Espécie: Uma espécie é um conjunto de indivíduos apresentando características morfológicas, anatómicas, ecológicas, etológicas, bioquímicas, fisiológicas, etc., comuns e capazes de se reproduzirem entre si, originando descendentes férteis.
População: conjunto de indivíduos de mesma espécie capazes de cruzar entre si e gerar descendentes férteis e que vivem em uma mesma área geográfica.
Biocenose ou comunidade: Conjunto de populações que vivem em uma mesma área geográfica. Exemplo: animais, plantas, fungos e bactérias interagindo dentro de uma floresta.
Ecossistema: é o conjunto de interações, formadas pelo ambiente físico e os seres vivos que formam a comunidade ou seja, o ecossistema é uma estrutura autossustentável eu deve apresentar três níveis básicos que são produtores, consumidores e os decompositores.
Biosfera: E toda área do planeta Terra habitada por seres vivos, ou seja, o conjuntos de todos os ecossistemas da planeta.