Dicas para a redação no Enem
Dicas para a redação no Enem
-
Dicas para a redação no Enem
A proposta da redação costuma ter vínculo social que pode ser associada a outras esferas como a cultural, a política e a ambiental.
A Clareza e a coerência são fundamentais na construção textual. A leitura da sua redação deve ser fácil e fluida, garantindo o bom entendimento do seu texto. Para isso evite a utilização de termos rebuscados e preocupe-se com os conectivos: termos como "então", e quando bem utilizados garantem a fluidez necessária.
A redação do Enem geralmente pede que você apresente uma proposta de intervenção, ou seja, medidas que podem amenizar uma situação-problema. Avalie o papel do governo, da sociedade, do indivíduo e da mídia, por exemplo, na tentativa de reverter panoramas que podem ser melhorados ou amenizados.
Na sua proposta de intervenção é fundamental o respeito aos direitos humanos. Posturas radicais ou extremas não condizem com um cidadão consciente e engajado que já cursou o ensino médio.
Faça um bom embasamento para seus argumentos fazendo uso de elementos históricos, geográficos, literários, filosóficos, entre outros, demonstrando pleno conhecimento de mundo. Não se esqueça: a interdisciplinaridade é bem vista pela banca, mas sempre acessória. Defenda com firmeza e coerência o seu ponto de vista.